Imagem:
Uma imagem também é a representação visual de um objecto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho, do vídeo ou de outras áreas.
“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”
Nem sempre somos capazes de expressar o que realmente sentimos por palavras tão bem como uma imagem o pode fazer, esta apela essencialmente ao coração e faz-nos refletir acerca de uma determinada realidade.
Cor
A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo ótico, impressões para o sistema nervoso. A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones. A perceção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
A Teoria da Cor:
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Forma como é feita a interpretação das cores pelo cérebro humano
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão fotópica (associada à visão noturna) é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível.
O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma:
- 64% são do tipo vermelho (Red);
- 32% do tipo verde (Green);
- 2% do tipo azul (Blue);
A visão escotópica (associada à visão noturna) é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
Sem comentários:
Enviar um comentário